-
Arquitetos: Barrionuevo Villanueva Arquitectos
- Área: 270 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fomos presenteados com um projeto para uma casa unifamiliar no Vale de Traslasierra na província de Córdoba, Argentina. Um terreno muito particular, com vistas aprazíveis, topografia íngreme e um bom grau de isolamento urbano, onde chegar exige alguns cuidados e a noção de vizinho não está presente. O valor do local é a natureza, que assume o protagonismo assim que a estrada asfaltada é abandonada. O projeto se faz presente entre o sinuoso da estrada, a topografia da serra e a vegetação. E à medida que esses fatores o permitem progressivamente, ele começa a ser descoberto.
Uma vez assentada, a obra ocupa o centro do palco por um momento, apenas para devolvê-lo imediatamente. Não se pode competir com esse ambiente. Nele a obra se transforma em uma plataforma de observação que soleniza as impressionantes vistas da paisagem e da vida selvagem. O projeto define a necessidade de gerar abrigo e trabalha na lógica construtiva que repensa a economia, os recursos, as necessidades humanas e o espaço contido. A obra é um suporte para viver e contemplar, a síntese composicional deve ser total. A estrutura sustenta as cargas, define os espaços, os usos e a expressão material em colaboração com as telas de madeira que condicionam e destinam a luz solar e as vistas.
A definição destes fatores é essencialmente feita pelas vigas que, pela sua localização e direção, determinam as zonas de circulação e permanência na planta, bem como a definição de um espaço público e privado que se cruza. O resultado é um nó em forma de pátio entre o público/privado na horizontal e o acesso e terraço/piscina na vertical. Todas estas variáveis de uso e espaço possibilitam habitar com o propósito de proporcionar uma revelação gradual da arquitetura, conferindo ênfase e enquadramento à paisagem.